Buscar
  • Sonia Cortez

Dia Mundial da Criança

REFLEXÃO:


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança, um dia em que "relembramos" algo que deveria ser lembrado sempre e não apenas neste dia.

Ser criança, e o direito a sê-lo, é um dever de todos nós enquanto cidadãos.

Quantas vezes constatamos que os direitos da criança são violados! E o direito à igualdade, independentemente do seu estatuto social, crenças religiosas ou ideologias!? 

Onde está a inclusão social de crianças com necessidades especiais, de que todos falam? Certamente, já existe essa inclusão nos países mais desenvolvidos, mas se estamos a falar de dia MUNDIAL da criança...onde está essa GLOBALIDADE de direitos?

Num mundo cada vez mais virado para o QUERER, do que para o DEVER. 

Estamos a criar uma sociedade de consumidores, onde por vezes a palavra "NÃO" é esquecida pelos pais, que responsabilizam os professores pela educação dos seus filhos... 

Caros pais, quem tem de educar os nossos/vossos filhos somos nós e não os professores. Somos nós o espelho para o seu desenvolvimento, pois para as crianças os pais são um exemplo a seguir. 

O "Não" é fundamental para o correcto desenvolvimento destas crianças...nunca esqueçamos isso.

Falar do dia da criança é lembrar todas as crianças que são privadas de serem crianças, e é isto que mais me custa. Crianças forçadas a serem adultas, muitas delas forçadas a casar e constituir familia, quando deveriam estar a brincar, a aprender, a explorar, a crescer....

Onde estão os direitos destas crianças?? Que deixamos morrer de fome, que são vitimas de agressões sexuais... 

Isto só acontece porque vivemos numa sociedade virada para o "EU" e não para o "NÓS". 

Todos somos responsáveis, porque se nos depararmos com injustiças e nada fizermos, estamos de certa forma a compactuar com estas situações.

Não se esqueçam, as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, como poderão saber o significado da palavra AMOR se nunca o tiverem sentido? Como serão bons pais se não tiveram pais que os amaram? Como será a criança do futuro, quando não há futuro para elas?

Esta é a minha reflexão para o dia de hoje.

Hoje é dia de lembrar de todas elas, mas principalmente daquelas que nem sabem o que a palavra "Criança" significa. Por isso deixo o meu apelo, vamos pensar nelas todos os dias, lutar para que este flagelo acabe no mundo inteiro, pois não interessa a sua nacionalidade, nem as suas crenças, cor de pele ou ideologias, as crianças são todas iguais e devem ser tratadas como tal. 

O olhar de uma criança diz tudo, não deixemos que estes olhos percam o brilho e a vontade de sonhar, cabe a todos nós ajudar.

Até Breve!

1 visualização